Festividades e Gastronomia

Festividades:

          Nesta Vila realizam-se duas festas, todos os anos, ás quais dezenas de pessoas aderem. Estas festas trazem para Sever do Vouga todo o tipo de pessoas, de todas as zonas do país e não só. Estou a falar da Ficavouga e da Feira do Mirtilo.
          A Ficavouga tem a duração de uma semana e tem como objetivo principal avivar o comércio e o turismo nesta zona. Esta semana de festa é composta por várias atuações de artistas conhecidos ou da zona que dão a este evento uma nova cor.

Este é o recinto onde o evento permanece.


          A Feira do Mirtilo começou a ser festejada em Sever do Vouga a partir de 2008 com o objetivo de promover o fruto que prevalece na nossa zona, o Mirtilo. Este evento realiza-se no início de Julho e tem a duração de 2 a 3 dias.

Parque da Vila onde é realizada a Feira do Mirtilo.







  • Gastronomia:

        Pratos Típicos

          A gastronomia em Sever do Vouga é bastante rica em sabor e cor. São usados, ainda hoje, métodos antigos (como a utilização dos fornos da lenha) para a confecção destes pratos tão nossos. Um dos pratos de eleição, é a vitela assada com arroz do forno, não esquecendo, porém, outras iguarias como os rojões com grelos e todos aqueles pratos confeccionados com peixe proveniente do nosso rio Vouga.
          Qualquer pessoa pode encontrar estes sabores em Sever do Vouga pois esta terra também é rica em restaurantes típicos.
       
Vitela assada em forno a lenha.
Arroz de lampreia.

Rojões com grelos. 

                                                                     
 Aqui ficam alguns restaurantes que não pode deixar de visitar:

O Júnior
Eco Café
Ponto Final
Canastro by Júnior
O Cortiço
Mais restaurantes



          Doces Típicos

          Sever do Vouga, até ao ano 1995, não continha um doce típico da terra, porém, o Pelouro da Cultura  e Turismo da Câmara Municipal decidiu, nesse mesmo ano, realizar um concurso aberto a todo o conselho, com a finalidade de encontrar o tão desejado doce tradicional severence. O doce vencedor ficou conhecido como "Beijinhos de Sever".  
          Contudo, existem mais dois doces tradicionais da zona, estes apareceram mais tarde mas são igualmente deliciosos. O primeiro tem como nome "as Bateiras de Sever" e o segundo "Barquinhas do Vouga", que, tal como os nomes indicam, foram inspirados no nosso magnifico Rio Vouga.



Aqui fica algumas pastelarias/padarias onde pode encontrar estas iguarias deliciosas.

Sem comentários:

Enviar um comentário